Pular para o conteúdo principal

Capela e Lanchonete (HUAV)

Capela e Lanchonete (HUAV)

Acontecia algumas vezes do professor Edson chegar ao departamento de obras com algum recorte de revista, ou foto de uma obra arquitetônica que ele tinha visto em suas viagens, e pedir para que eu desenvolvesse algo semelhante. 

O projeto que descreverei a seguir é um exemplo.

Capela

Havia a necessidade de se construir uma capela para o Hospital Universitário Alzira Velano, visto que era utilizada uma sala de pequenas dimensões para tal fim. 

A idéia era construí-la fora do corpo do hospital, porém próxima a sua entrada. 

Como o local escolhido ficava perto da lanchonete de madeira existente, decidiu-se fazer uma obra que abrangesse as duas coisas.  

Planta baixa Capela e Lanchonete Hospital Alzira Velano

Fascínio pelas cores

Então em janeiro de 1999, o reitor trouxe uma foto de um vitral colorido em uma parede arredondada para que usássemos a idéia no projeto da capela. 

As cores sempre fascinaram o professor Edson, basta dar uma olhada nas obras da universidade! Ele fazia questão de escolher cuidadosamente cada uma delas.

A intenção era fazer uma capela pequena, mais propícia à meditação, um ambiente de oração, no entanto haveria área para realização de pequenos cultos. 

Vitrais coloridos

Os vitrais foram estrategicamente planejados para a fachada oeste, o que proporcionaria um belo jogo de luzes ao entardecer, além de ser o lado que seria visto de toda a entrada e rua que dá acesso ao hospital.

Projeto Capela Hospital Alzira Velano Unifenas - Milton Kennedy

Lanchonete com pé direito duplo

Já a lanchonete, por estar situada em um local que permitia uma bonita vista para uma mata nativa e para o bairro Jardim Aeroporto, seria demolida dando lugar a algo um pouco maior. 

Planejei-a mais comprida, com um grande painel de vidro (tirando partido da vista) e com o pé-direito elevado (já pensando numa futura ampliação através de um mezanino).

A obra toda (incluindo banheiros públicos) teria aproximadamente 280,00 m², e todos projetos complementares foram realizados (estrutural, hidráulico, elétrico, etc), entretanto ela não foi executada.

A exemplo da postagem da Capela da Unifenas encerro com um pequeno trecho do livro ‘Memórias do Padre Germano’: 

“Tu não queres templos de pedra, porque tens um templo na consciência humana!”.

Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Maria Reciclona

Maria Reciclona Yeah, hoje apresento um desenho que foi muito divertido fazer: a versão cartoon (animado) da Maria Reciclona , uma personagem que faz parte de um blog que tem uma proposta muito bacana em favor do nosso planeta. Mazza Pena, paixão pela reciclagem O blog foi criado pela publicitária mineira, Mazza Pena, uma apaixonada por reciclagem que acredita que a educação ambiental inicia-se no ambiente doméstico.  Simples e didática Sendo assim, ela mostra de forma didática e muito simples, como reaproveitar o lixo doméstico, transformando-o em peças utilitárias, e encontrando em cada embalagem ou objeto, uma possibilidade de transformação. E você, gosta de reciclar? Se você gosta de reciclar, reaproveitar e reutilizar materiais usados, vai adorar as idéias da Maria Reciclona. Dê uma passadinha lá, o endereço é http://mariareciclona.blogspot.com.br E aí, gostou do cartoon animado? Já pensou em presentear um amigo com uma caricatura personalizada em estilo cartoo

Todos os animais merecem o céu

Todos os animais merecem o céu Saudações amigos, sejam bem vindos!  Finalmente a primeira postagem do ano (será que ainda tenho algum leitor? Rsrsrsrs).  320 oportunidades de ser feliz Demorei a postar pois estou atravessando um difícil período de aprendizado e reafirmação de minha fé... Mas temos ainda pela frente 320 oportunidades de ser felizes, yeah! Inspiração Hoje apresento uma simples ilustração que fiz inspirado em um trecho de um livro que li no final do ano passado: "Todos os Animais Merecem o Céu", do veterinário Marcel Benedeti. Vida espiritual dos animais Nesta obra, de leitura agradável e emocionante, o autor descreve como é a vida espiritual dos animais; além de abordar temas como a eutanásia, reencarnação dos animais, e o sofrimento como meio de aprendizado e evolução.  Colônias que cuidam dos animais O livro relata também a existência de colônias que cuidam dos animais na espiritualidade e comenta em pormenores os trabalhos destas equipes espirituais.

Historinhas da Suzaninha

Historinhas da Suzaninha Olá galera, hoje apresento a caricatura cartoon que fiz em homenagem a amiga virtual Suzana, uma moça capixaba que adora desenhar, ler e ver filmes.  Eficiente Ela é portadora de necessidades especiais, mas é muito eficiente! Autora do blog “ Historinhas da Suzaninha ” onde mostra as divertidas aventuras de sua personagem: uma menininha muito criativa que conversa com nuvens, flores e bichinhos. Menina travessa Então, se puder faça uma visita ao blog desta menina travessa, e venha fazer parte desta turminha também.  Você verá que a Suzaninha é igual a todas as outras menininhas, que tem sonhos e gosta muito de ter amigos: Blog Historinhas da Suzaninha . Caricatura como presente Ah, se você quiser dar uma caricatura de presente para um amigo ou amiga, entre em contato e solicite um orçamento. Abraços, saúde e paz a todos.