Pular para o conteúdo principal

Doação de medula óssea

Doação de medula óssea

Saudações galera, a postagem hoje foi sugestão da amiga virtual e poetiza Tatiana Moreira, e fala sobre uma atitude muito bacana: a doação de medula óssea, um gesto de amor que pode salvar vidas!

O que é preciso para doar medula óssea?

Para ser um doador, além da sua vontade, é preciso ter entre 18 a 55 anos e estar com boa saúde (diabéticos e hipertensos também podem doar) e não há peso mínimo como para os doadores de sangue.

doação medula óssea anjo protegendo Milton Kennedy

Apenas 5 ml de sangue

Através de uma pequena amostra do seu sangue (5 ml) são realizados testes que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre doador e paciente.

Verificada a compatibilidade só aí o doador é convocado para fazer a doação.

Como é feita a doação da medula óssea?

Muitos imaginam que retiram toda nossa medula, mas na realidade é extraído menos de 10% (e ela recompõe-se rapidinho, em torno de 15 dias). 

Há duas formas de coleta: pode-se retirá-la através de uma agulha inserida próximo à bacia, ou ainda pela veia, depois de ingerida uma medicação que faz as células da medula migrar para o sangue periférico.

Diferença entre a vida e a morte

Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro, mas para o paciente, será a diferença entre a vida e a morte.

Participe também divulgando esta campanha 

Reproduza o desenho acima em seu blog ou site, incremente o texto e vamos difundir este ato de solidariedade. 

Ah, e procure o hemocentro mais próximo de sua residência para fazer seu cadastro de doador de medula. 💛

Fontes de pesquisa para elaboração do texto:

Comentários

  1. Bom dia Meu Amigo...

    Estamos juntos nessa campanha!
    Que muitos possam ser tocados por ela e cadastrem-se como doador, assim mais vidas poderão ser salvas.

    Um forte abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  2. rsrs...
    Você me deixa encabulada!
    Só os seus olhos de amigo mesmo para colocar-me como uma anjinha em sua arte!

    Sou um tanto imperfeita e emotiva não é? Coisas de mulher de fases!rsrs

    *Estou divulgando por todos os lados que eu posso.

    Beijim

    ResponderExcluir
  3. Oi Milton, vim conhecer o seu blog e o grande artista que fez o selo para a campanha da médula óssea. Parabéns pela sua arte e pela iniciativa em ajudar. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Ola. Tudo blz? Entrei nessa também. Apareça por la. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oi Milton, através da postagem da Tatiana, cheguei aqui.
    Amei o seu desenho do Doador de medula óssea, parabéns.
    Já estou junto de vocês.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá Moço, passei por aqui, através da Tatiana.Deixei a imagem exposta no meu blog.
    Estou nessa com vocês.

    Beijo.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  7. Olá meu companheiro de blogue nº500!
    Doei em Janeiro de 2010,não doí nada,assim como:sangue,órgãos,nunca sabemos quando iremos precisar também,Parabéns!
    Boas energias,paz,saúde e muito amor!
    Mari

    ResponderExcluir
  8. Amigo Milton, tudo bem?

    Parabéns pela ilustra e pela grande iniciativa! Doação é vida.

    Abração e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela iniciativa!
    Apoio 100%!

    Um abraço,

    Gislene.

    ResponderExcluir
  10. Oi Milton,
    Obrigado pela visita. Muito legal essa da doação.Amigo do Veloso é meu amigo.
    Visitemo-nos.
    Abração!
    Berzé

    ResponderExcluir
  11. Mano Milton essa é uma campanha que merece ser divulgada assim como a doação de sangue que você já incentivou em outro post vou fazer uma postagem mais caprichada (coloquei do ladim só para dizer que dou todo o apoio) sobre o asunto, pequenos gesto de solidariedade e doação fazem a diferença você pode doar até palavras... Em tempo a arte ficou DEZ em especial a Anja é muito dificil encontrar modelo vivo em se tratando de Anjos. O ETzim vai ser postado logo logo tenho que fazer uma postagem que esta encravada e acho que em seguida vem ele! Um abração1

    ResponderExcluir
  12. Olá Milton...

    Que iniciativa mais porreta a de vocês, aqui onde moro é meio que roça, teria que ir em outra cidade vizinha para doar, mas quem sabe um dia, basta eu me programar
    Independente disso, a campanha está sendo compartilhada também em meu blog ok...
    Com certeza a interação deve atingir um maior número de possíveis doadores...é isso ai, se um apenas doar, já é um grande passo
    Conto com a participação de vocês no dia primeiro de abril...Dia Internacional do Homem...participe...
    Parabéns pela iniciativa
    Um abraço na alma...bom fim de semana
    Ah...seu estilo de desenho lembra muito o do mestre Mauricio de souza, o da Turma da Monica agora como jovens, parabéns pela sua arte, meu irmão Cacinho também faz esse tipo de arte, além de curtas, animações e outras...
    Vou deixar o link do blog dele...se tiver tempo e puder...aí vai...
    http://animadodesenho.blogspot.com/
    Parabéns tamb´m pelo seu talento
    Um abraço...
    valeuuuu

    ResponderExcluir
  13. Olá Milton, cheguei aqui por conta dessa campanha. Minha amiga Ana postou em seu blog a convite de sua amiga Tati e eu não poderia deixar de participar. Hoje está no meu blog www.kantinhodakekel.blogspot. com e a cada dia irá para os outros 4 que escrevo.
    Linda campanha tb levada a meus amigos do orkut. Obrigada pelo presente. Estou encantada com seu blog e vou passear para acalentar minha alma.

    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  14. Amigo vim até aqui através da amiga Tatiana, excelente iniciativa, a vossa.
    Estou convosco nesta divulgação, já coloquei no meu blog.
    Bom Domingo
    Beijinhos deste lado do Atlântico
    Maria

    ResponderExcluir
  15. Olá amigo Milton,

    Já está devidamente reproduzido em meu blog.
    PARABÉNS pela iniciativa!

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Milton...obrigada pela visita em meu blog. Com certeza é uma honra tê-lo por lá. Passando para avisar que arrumei o post e citei a Tatiana pela idealização. Me perdoe por esta falha.

    Abraços fraternos e bom domingo.

    ResponderExcluir
  17. Adorei a ideia de vocês e apoio a campanha.
    Adorei o desenho e seu espaço...

    ResponderExcluir
  18. Valeu Milton pela visita...o Cacinho é na verdade meu irmão, que por acaso esteve aqui em casa hoje...ele mora em Juiz de Fora...
    Achou bacana seu trabalho...a sua arte...
    Boa semana...
    Um abraço na alma

    ResponderExcluir
  19. Milton, essa campanha de vocês sobre a Medula Òssea, é um grande ato de amor.
    Tua imagem´além de muito bem ilustrada é cheia de encanto.
    É com maior honra que a expus no meu cantinho.
    Parabéns aos dois.

    Beijo
    Fernanda

    ResponderExcluir
  20. Oi Milton, tudo certinho com você?
    Espero que sim!
    Eu estou bem graças á DEUS!
    Adorei ver esta sua matéria sobre a Medula Óssea...Pois vou precisar e muito também dos avanços da medicina em relação a esta parte.
    Agradeço muito a sua preocupação com a minha pessoa e peço a DEUS que te ilumine em todos os seus caminhos e que possa realizar todos os seus objetivos!
    Estarei sempre visitando o seu Blog...Depois quero pegar umas dicas sobre postagens com você ok! rsrsrs
    Obrigado amigão!
    Fica com DEUS!
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Oi Milton Kennedy, bem que a Tati me falou que você era um grande artista. Minha amiga ficou linda de anjinha em seu desenho.
    Parabéns por levarem ao conhecimento de tantas pessoas o que um gesto tão simples pode fazer. Eu já fui ao Hemominas me tornar uma doadora após o alerta de vocês.

    ResponderExcluir
  22. Milton, atitude louvável de todos os envolvidos, sem exceção!

    Minha postagem sobre o tema sai amanha!

    como sempre digo: "antes (de) tarde do que (de) nunca!"

    Abraços renovados!

    ResponderExcluir
  23. Oi Milton,
    Você não me conhece, mas eu conheço muita gente da sua Cidade, que mora aqui em Botafogo/RJ. na rua onde resido.Cheguei até aqui pela Campanha de doação de Medula óssea achando que você era um amor de garoto, e quando vi que você era de Alfenas, lógico que era "gente" da melhor qualidade. Parabéns pela Campanha e já coloquei - a no "De olhos fechados".

    ResponderExcluir
  24. Postei no blog sobre a campanha. Demorei um pouco, mas está lá. Obrigada pela iniciativa. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  25. Oi Milton, obrigada pela sua visita no meu blog, espero q volte mais vezes :)

    olha, se tu ganhar a promoção lá, eu adiciono teu selinho..hahaha brincadeira! É por uma boa causa né, sou doadora de medula óssea, óbvio q tbm vou contribuir \o/

    beijos, ótimo dia!

    ResponderExcluir
  26. Bom dia!!!

    Estou desenvolvendo, com meus alunos de ensino médio, uma campanha de conscientização e captação de doadores de medula óssea. Fazendo uma busca na net,cheguei até o seu desenho. Parabéns por integrar o exécito dessa causa.

    Abraços

    Fátima (Belo Horizonte)

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pelo seu trabalho! uma bela iniciativa, agora sou sua seguidora!
    Estou publicando um livro Um Novo Amanhecer e fala justamente sobre doação de medula óssea e tenho um site que leva como tema:

    Seja um doador de medula óssea!
    www.moraalves.com

    Adorei seus trabalhos parabéns

    ResponderExcluir
  28. Oi, Milton. Aderi à Campanha através de meus blogs.
    Parabéns pela iniciativa, e pelo desenho do selo.
    Há tempos quero me cadastrar para ser doadora, mas por ser longe de minha casa o posto de coleta eu nunca fui (horrível, né?), mas agora eu me comprometo a ir logo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  29. Muito bacana a iniciativa...
    Tenho um amigo que o sobrinho está na fila esperando a doaão..
    o blog dele é este:
    http://queromedula.blogspot.com/2011/05/hein.html
    abraços
    Cacinho

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Praça – Monte Santo de Minas MG

Praça – Monte Santo de Minas MG Encerrando o apontamento dos trabalhos arquitetônicos que realizei em 2010 apresento o projeto que elaborei (pela Santos e Aleixo Engenharia ) de uma praça para a prefeitura municipal de Monte Santo de Minas. Áreas livres sem muitos equipamentos Busquei compor o espaço com materiais simples e, sobretudo econômicos, deixando áreas livres sem muitos equipamentos, de modo a propiciar uma maior convivência e recreação aos usuários. Blocos intertravados e tijolos aparente Idealizei o piso em blocos intertravados, pois este material, além da facilidade de remoção e reconstrução (caso necessário), tem o custo barato, oferece conforto, segurança e fácil escoamento das águas.  Já os canteiros foram planejados em tijolos aparente, para deixar o local mais aconchegante. É isso aí pessoal, espero que tenham apreciado o trabalho, pois eu curti muuuiito fazê-lo.  Em próximas postagens trarei projetos que realizei em 2011.  Grande abraço e mu

Evangelho no Lar

Evangelho no Lar Yeeaah, primeira postagem de 2012!  E para iniciar bem o ano que tal abordarmos um tema bacana, importante e que trás excelentes benefícios?! Oração em família Refiro-me ao hábito saudável da oração em família, ou como preferem alguns, o Evangelho no Lar.  Esta prática é muuuiiito antiga, o próprio Jesus reunia-se com os apóstolos e seguidores para orar na casa de Pedro, em Cafarnaum, em outras aldeias e em Tiberíades. Equilíbrio no lar e vizinhança Evangelho no Lar é uma reunião em família, em determinado dia e horário da semana, onde os participantes trocam idéias sobre os ensinamentos cristãos, em proveito do próprio esclarecimento e, sobretudo do equilíbrio no lar (e vizinhança). Padrão vibratório Orando em família modificamos o padrão vibratório dos nossos pensamentos e sentimentos, além de contribuirmos para a formação de defesas magnéticas do nosso lar.  Cada lição do Evangelho é um roteiro de luz e benção. Não espere resultados imediatos Porém